Boas vindas

Blog criado pela equipe Fênix no intuito de divulgar o projeto Pangorda e as técnicas e ferramentas que serão pesquisadas no formato Open Source para a alfabetização nas escolas publica e estaduais, no decorrer do Projeto IV.
Decorrência deste projeto com ênfase a conclusão do curso em Gestor da tecnologia da informação, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque/SP – turma de 2008.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O que é o GCompris?

GCompris é um software educacional que propõe diferentes atividades para crianças de 2 a 10 anos de idade.

GCompris é uma suite de aplicações educacionais que compreende numerosas atividades para crianças de idade entre 2 e 10 anos. Algumas das atividades são de orientação lúdica, mas sempre com um caráter educacional. Abaixo você encontra uma lista de categorias, com algumas das atividades disponíveis em cada uma delas.
descoberta do computador: teclado, mouse, diferentes usos do mouse, ... matemática: memorização de tabelas, enumeração, tabelas de entrada dupla, imagens espelhadas, ... ciências: controle do canal, ciclo da água, o submarino, simulação elétrica, ... geografia: colocar os países no mapa jogos: xadrez, memória, ligue 4, sudoku ... leitura: prática de leitura outros: aprender a identificar as horas, quebra-cabeças com pinturas famosas, desenho vetorial, produção de quadrinhos, ...
Atualmente o GCompris oferece mais de 100 atividades e está em constante evolução. O GCompris é um software livre, o que significa que você pode adaptá-lo às suas necessidades, melhorá-lo e, o mais importante, compartilhá-lo com as crianças de toda a parte.


Prêmios

GCompris ganhou o Free Software Awards que ocorreu na França, na cidade de Soisson em 24 de maio de 2003.
GCompris é parte do projeto GNU, que é reconhecido pela
Friends of the World Treasures. Você pode encontrar o GCompris na lista de softwares mantida pela FSF e pela Unesco.

Licença

Esse software é distribuído sob a Licença GNU/GPL. É um pacote GNU oficial. O GCompris funciona no GNU/Linux, MacOSX, Windows e outras versões do Unix.
O GCompris é oferecido SEM NENHUMA GARANTIA. Ele é um software livre, por isso você está convidade a redistribui-lo sob os termos da licença GNU/GPL.


No GCompris, é dada uma especial atenção para manter a interface do usuário simples e com um design agradável. Mesmo simples, o GCompris desperta muito interesse nas crianças, mesmo as mais jovens. Elas podem descobrir as atividades sozinhas, mas pode ser necessário o auxílio dos pais ou prefessores para que elas possam avançar nas atividades.

Fonte: http://gcompris.net/-Sobre-o-GCompris-

Inclusão Digital e Software Livre

Inclusão Digital e Software Livre


Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, apenas 14,18% dos brasileiros de 15 a 20 anos de idade têm acesso ao computador e menos de 10% têm acesso à internet. Esses números se constituem num enorme desafio para uma sociedade cada vez mais dependente da tecnologia.
Entre as principais movimentações no sentido de melhorar o cenário de informatização no Brasil podemos destacar os diversos projetos de Inclusão Digital desenvolvidos em comunidades carentes em todo o país.
Muitos deles são estruturados a partir do uso de softwares livres, cuja filosofia de desenvolvimento permite não só o amplo uso do software sem restrições de licenciamento como também o pleno acesso ao conhecimento inserido dentro da solução tecnológica. Esse acesso ao conhecimento acontece em sintonia com o processo educacional de descoberta e reflexão decorrente do aprendizado da informática.


Pandorga: Open source nacional para atividades pedagógicas

Pandorga: Open source nacional para atividades pedagógicas
13 de Agosto de 2009, por Miguel Matiolla

 
Um sistema operacional com 120 atividades pedagógicas voltadas para o ensino infantil e fundamental que utiliza jogos e programas para exercitar a mente das crianças sem que elas percam o prazer de estudar. Esse é o Pandorga, a mais nova solução desenvolvida em software livre (GNU/Linux) disponibilizada no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br).
O Pandorga pode ser utilizado em laboratórios de aula das escolas de ensino fundamental e por alunos desta faixa etária. A solução conta com programas pedagógicos e jogos educativos em língua portuguesa para incentivar o aprendizado e o trabalho de pesquisa dos alunos.
Também há uma coleção de ferramentas como editor de textos, planilhas de cálculo, navegador web e tocadores de mídia, entre outros. Os programas contemplam várias áreas, como matemática, geografia, química e Língua Portuguesa. Os aplicativos oferecem jogos com operações matemáticas, módulos que exercitam a coordenação motora e exercícios de lógica e raciocínio. Outras atividades também estimulam o uso do vocabulário.
A solução permite ainda o estudo dos elementos químicos da tabela periódica, além de oferecer questionários com perguntas e respostas sobre geografia. As atividades envolvem o uso de mapas, bandeiras e localizações. O Pandorga foi desenvolvido em 2006 pela Empresa Rkrüger Tecnologia da Informação, com o apoio da Secretaria Municipal de Ensino e Pesquisa, ambas do município de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul.
Segundo os desenvolvedores Francine Krüger e Rainer Krüger, o programa surgiu da necessidade de professores e profissionais de diversas áreas das escolas municipais da cidade de Cachoerinha participantes de uma pesquisa cujo resultado apontou a necessidade de haver um pacote de programas pedagógicos específico para laboratórios de informática.
Eles contam que a solução recebeu o nome de pandorga, ou pipa em outros estados, para representar as idéias de liberdade e divertimento. "Liberdade por seguir a ética e as diretrizes do Software Livre, e brincadeira por acreditarmos que o ensino numa forma mais lúdica pode ser uma maneira fácil de aprender e aumentar o interesse pela disciplina", afirmam.
O Pandorga foi disponibilizado no Portal do Software Público pelo diretor de Governo Eletrônico da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, João Batista Ferri de Oliveira, e pelo desenvolvedor Rainer Krüger.


A distribuição educacional Pandorga GNU/Linux










A distribuição educacional Pandorga NU/Linux
14 de Julho de 2009, por Miguel Matiolla



A distribuição educacional Pandorga GNU/Linux, é uma ferramenta com 120 atividades pedagógicas eficazes no auxílio do ensino infantil e fundamental especialmente em escolas públicas.
Surgindo a partir da necessidade de professores e profissionais de diversas áreas das escolas municipais da cidade de Cachoerinha/RS, que participaram de uma pesquisa, cujo resultado foi a necessidade de um pacote de programas pedagógicos específico para seus laboratórios de informática.
Nosso slogan "É divertido educar" resume a distribuição, que recebeu o nome de pandorga, ou pipa em outros estados, num significado de liberdade e brincadeira. Liberdade por seguir a ética e as diretrizes do Software Livre, e brincadeira por acreditarmos que o ensino numa forma mais lúdica pode ser uma maneira fácil de aprender e aumentar o interesse pela disciplina.
Criado em 2006, o Pandorga participa dos mais importantes congressos da área com artigos, grupos de usuários e stands ganhando destaque a cada ano.

  • 8º , 9º e 10º Fórum Internacional de Software Livre (Porto Alegre/RS
  • IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação (CINTED/UFRGS)
  • I Mostra de Pesquisa Científica da ULBRA/Gravataí (ganhado destaque especial)
  • Dia da Liberdade de Software 2008 (Novo Hamburgo/RS)
  • Latinoware 2008 (Foz do Iguaçu/PR)
  • 4º Encuentro em Línea de Educación y Software Libre (México)
  • II Congresso de Software Livre do Interior Paulista (Araras/SP)
  • Festival de Instalação de Software Livre (Goiânia/GO) 2009:
  • Julho: Palestra sobre Software livre e acessibilidade (Passo Fundo/RS)
  • Julho: World Conference on Computers in Education (Bento Gonçalves/RS)
  • Setembro: Dia da Liberdade de Software 2009 (Novo Hamburgo/RS)
  • Outubro: Latinoware 2009 (Foz do Iguaçu)
Em sua maioria as escolas estão investindo e recebendo incentivo do governo para modernizar e estruturar laboratórios de informática, mas o que fazer com eles?
Em visita às escolas e palestras em vários eventos, constatamos a não utilização ou a utilização dos laboratórios servindo apenas como acesso à internet de forma pouco pedagógica.

A RKrüger T.I. Ltda esta voltada ao ensino do futuro, acompanhando tendências e evoluções, como exemplo mostrado na Revista Época na edição em maio de 2009, "O Brasil em 2020". A empresa trabalha na disseminação e viabilização de projetos educacionais, como o Pandorga GNU/Linux, no auxilio e preparo de escolas para essa nova tendência, na qualificação do ensino infantil e fundamental, na diminuição da evasão escolar e na inclusão social e digital.